Dicas
Como funciona um e-commerce: tudo o que você precisa saber!

Como funciona um e-commerce: tudo o que você precisa saber!

O e-commerce é um tipo de negócio que está em plena expansão no mercado. Segundo dados da ABComm Forecast, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico realizou uma pesquisa e detectou que em 2022, o e-commerce no Brasil teve um faturamento de R$169.56 bilhões, ou seja, 18 bilhões de diferença comparado a 2021. A perspectiva para 2023 é de R$185,7 bilhões. Mas, como funciona um e-commerce de fato e quais são os tipos?

E-commerce, conhecido como comércio eletrônico, é um tipo de negócio em que os procedimentos comerciais acontecem 100% online. É uma loja digital em que os clientes realizam todas as etapas de compra de forma online.

Quer conhecer mais sobre esse negócio crescente? Leia e confira!

Qual a importância de se ter um e-commerce?

Por ser um tipo de comércio que está mais facilmente ao alcance dos usuários e do público alvo, ter uma loja virtual oferece maiores possibilidades de venda. Ter um e-commerce é importante por ter a oportunidade de a sua loja ir até o cliente e não o cliente ir até a sua loja, fato que torna o fluxo de venda mais rápido, seguro e rentável. 

O interessante é que o e-commerce é uma modalidade de venda bastante diversa em que você pode oferecer produtos de todos os tamanhos, tipos e funcionalidades, conforme o tipo de negócio.

Para quem tem loja física, o comércio eletrônico é praticamente a mesma loja convencional que pode oferecer os mesmos produtos e alcançar variados tipos de públicos, e com isso, alavancar as vendas de forma considerável.

Outro forte motivo para se ter um e-commerce é ter a oportunidade de participar de um marketplace, para gerar maiores possibilidades de vendas, e assim, aumentar ainda mais as vendas.

Como ele funciona?

Agora é importante você conhecer como o e-commerce funciona na prática. Em contexto geral, é necessário que o consumidor passe por algumas etapas até concluir o processo de compra.

Tudo inicia quando entra de forma virtual na sua loja. Ele observa os produtos, verifica informações sobre eles e seleciona para colocar no carrinho de compras.

O passo seguinte é ir para a etapa em que o pedido é concluído. Então, chega a hora de fazer o checkout, ou seja, o momento de fazer as últimas transações de compra. Nessa hora, o cliente preenche todos os dados, como nome, endereço, CEP, e-mail e contato para que o sistema calcule o frete.

A compra segue para a realização do pagamento, quando é escolhida a forma como o cliente deseja pagar, como cartão de crédito, boleto, Pix ou transferência bancária. 

Assim que a compra é totalmente concluída, o cliente recebe a informação do prazo de entrega em sua residência, que pode ser via correio ou transportadora, ou até mesmo, por um entregador quando a compra é local.

Quais os benefícios do comércio eletrônico?

O e-commerce é uma tipologia de comércio bastante dinâmico e capaz de promover inúmeras vantagens para os empresários que tomam a decisão de implementar esse perfil de vendas como também para os clientes. Conheça alguns desses benefícios:

  • Baixo investimento inicial: os custos para implantar um e-commerce é apenas com a empresa que vai instalar o seu negócio e a manutenção da página;
  • Elevação do ROI (retorno sobre investimento): é o lucro obtido depois que o comércio inicia suas atividades;
  • Flexibilidade de horário: a sua loja virtual fica aberta 24 horas por dia, como também nos feriados e quaisquer outros acontecimentos. O funcionamento é constante;
  • Acessibilidade geográfica: as lojas virtuais chegam em qualquer lugar que tenha internet, seja no Brasil ou no exterior;
  • Autonomia para o cliente: o cliente caminha de forma virtual por todos os setores da loja, escolhe e compra seus produtos sem intervenção de vendedores;
  • Dispõe avaliação de clientes: o e-commerce tem a função “avaliação”. Ao receber o produto e usá-lo, o cliente pode deixar seu ponto de vista sobre o processo de compra, entrega e a qualidade do produto. A informação fica visível a outros consumidores;
  • Vantagens de compra: os e-commerces costumam oferecer aos seus clientes cupons com vale desconto, frete grátis, brindes e outras vantagens que motivam a fidelização dos consumidores.

Quais são os tipos de e-commerce que existem? 

O comércio eletrônico tornou-se volumoso por estar presente em diversas frentes que fortalecem a sua presença no mercado. Ele pode estar em diversos canais, e é essa possibilidade que faz ele se apresentar em várias tipologias. Conheça esses tipos de e-commerce que tornam as vendas dos produtos mais acessíveis a variados públicos a partir de diferentes fontes de venda.

M-commerce

Também conhecido como Mobile Commerce, é quando o comércio eletrônico é acessado via dispositivo móvel, normalmente por tablet ou smartphone. Nos últimos anos é uma das formas de maior acessibilidade ao mercado eletrônico. Diz-se que “a loja é colocada na mão dos consumidores”, devido ao tamanho da facilidade de compra.

T-commerce

É um tipo de acesso feito por meio de televisão digital. Existem algumas estratégias que levam ao contato com o processo de compra. Normalmente acontece durante a apresentação de algum programa na TV, por meio de banner, QR Code, toque na tela da TV etc. 

S-commerce

O S-commerce ou comércio social, envolve a exploração das vendas a partir das redes sociais. É um meio que tem o objetivo de motivar o seu público alvo a visualizarem a presença e as informações do negócio nas mídias sociais, como Facebook Marketplace, Instagram etc.

F-commerce

Resumidamente, F-commerce é um comércio dentro da plataforma do Facebook. O Facebook contém uma funcionalidade que permite criar uma loja on-line no próprio site. A intenção é facilitar a publicação da sua loja em uma plataforma que é visualizada por milhares de pessoas.

Enfim, investir em um e-commerce atualmente é uma das melhores estratégias de venda para quem quer ter um negócio aprimorado e inovador. Saber como funciona um e-commerce é o primeiro passo para implantar um. Ao ter uma loja online é importante buscar os mais amplos recursos para atender bem o seu fluxo de demandas, e com isso, fidelizar seus clientes.

Agora que você já sabe como funciona um e-commerce e os seus tipos, obtenha mais informações sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: como montar um site para loja virtual?

1 thought on “Como funciona um e-commerce: tudo o que você precisa saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.