Trabalhar com e-commerce: o que é preciso, dicas e mais! - Home
Ecommerce
Trabalhar com e-commerce: o que é preciso, dicas e mais!

Trabalhar com e-commerce: o que é preciso, dicas e mais!

Para quem está pensando em trabalhar com e-commerce é muito importante conhecer um pouco mais sobre esse modelo de negócios. Além de contar com algumas peculiaridades, vender na internet exige boas estratégias, planejamento e uma boa gestão de recursos. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para estudar sobre suas possibilidades e desenhar uma abordagem alinhada para o seu negócio.

Mesmo que a internet conte com diversas possibilidades e comporte um público pronto para a compra, é importante adotar alguns cuidados para potencializar suas vendas e acertar nos investimentos para o seu negócio. Pensando nisso, organizamos um post detalhado sobre quais as melhores práticas para ter sucesso em suas vendas online. Vamos lá?

Quais são os benefícios de trabalhar com e-commerce?

Ao decidir explorar esse novo canal de vendas, sua empresa tem acesso a vantagens exclusivas do meio digital. Primeiro, é possível alcançar novos mercados e expandir as vendas, sem a necessidade de se preocupar com a localização física do seu espaço. Também é importante destacar que há maior flexibilidade para se adaptar às necessidades dos clientes, por exemplo, oferecendo serviços personalizados, ofertas e promoções.

Segundo, há menores custos envolvidos, especialmente em termos de infraestrutura para o funcionamento do negócio — tal como aluguel de espaço de funcionamento, equipe grande, necessidade de uma boa localização, entre outros aspectos importantes quando se trata de uma loja física, por exemplo.

Terceiro, há mais eficiência durante todas as fases de negociação com o cliente, gerando um volume de vendas superior. Isso também está ligado ao ganho de visibilidade que os produtos ou serviços têm na internet, especialmente quando expostos em grandes plataformas.

Por fim, é possível aumentar o faturamento do negócio, pois o ambiente digital oferece meios de se conectar com os clientes — por meio da produção de conteúdo, presença nas redes sociais e geração de valor — e aumentar o índice de fidelização do público.

Quais são as melhores dicas para ter sucesso com e-commerce?

Empreender com e-commerce representa uma ótima oportunidade, como você pode ver. Mas é preciso investir em boas estratégias para vender mais e conseguir sucesso no longo prazo. Pensando em ajudá-lo, separamos diversas dicas que podem ajudar na busca pelos melhores caminhos para o sucesso da sua loja virtual. Continue a leitura e confira!

Escolha um bom nicho de mercado

O primeiro passo para trabalhar com e-commerce e ter sucesso no ambiente digital é escolher um bom nicho de mercado. Nesse sentido, existem várias boas práticas que podem auxiliar na hora de selecionar o segmento no qual você vai atuar. Abaixo, explicamos algumas delas:

  • considere suas aptidões: trabalhar em algo que você tem conhecimento tende a ser mais fácil e divertido. Portanto, considere suas paixões e habilidades;
  • faça pesquisas: entender as principais características dos nichos do seu interesse é importante. Desse modo, avalie lucratividade, espaço no mercado, oportunidade de diferenciação e potencial de lucro;
  • verifique a demanda: entender se há demanda pelas soluções que você vai vender também é importante para evitar frustrações;
  • faça uma avaliação das opções: após todas essas etapas, é possível levantar quais são os principais nichos disponíveis e interessantes. Avalie essas alternativas e faça a sua escolha.

Seguir essas dicas vai ajudá-lo a encontrar um bom nicho para você trabalhar com e-commerce. Após isso, é hora de partir para a próxima fase.

Use uma boa plataforma

Com o seu nicho já definido, o próximo passo é encontrar uma boa plataforma de e-commerce para alcançar o seu público e começar a realizar suas vendas. É preciso entender quais são as principais opções de mercado e o que oferecem. Nesse sentido, avalie os seguintes pontos:

  • verifique a segurança da plataforma;
  • entenda as funcionalidades e veja se atende suas demandas;
  • procure opinião de quem já utiliza tal ferramenta;
  • verifique a usabilidade que a plataforma oferece;
  • analise o custo-benefício da solução;
  • entenda como é o suporte oferecido.

Esses aspectos vão ajudar a encontrar uma plataforma adequada para incluir os seus produtos e começar a fazer vendas online. A partir disso, é preciso pensar em estratégias comerciais para alcançar os clientes.

Tenha boas estratégias de marketing

Entender como atrair a atenção dos clientes é importante para conseguir realizar as vendas. Nesse sentido, existem diversas formas de fazer o marketing da sua empresa ser um sucesso e, com isso, aumentar as receitas da loja virtual.

Por exemplo, utilizar as redes sociais por meio de conteúdos ou de publicidade paga é uma alternativa interessante para potencializar os resultados. Além disso, investir em interação com o público-alvo e aproveitar o Google para alcançar mais pessoas também é uma ótima alternativa.

Acompanhe as métricas

Entender quais são os resultados que o seu e-commerce está apresentando é fundamental para fazer ajustes que ajudem na melhora dos resultados e das vendas e, com isso, proporcione o sucesso que você espera. As principais métricas que podem ser usadas para esse fim são:

  • taxa de conversão;
  • ticket médio;
  • tempo médio de permanência no site;
  • taxa de abandono do carrinho;
  • custo de aquisição de clientes.

Esses são os principais indicadores que vão auxiliar na gestão do seu e-commerce. Por meio deles, é possível entender como realizar os ajustes para encantar os clientes, melhorar os resultados e ter sucesso no ambiente digital.

Use bons meios de pagamento

Contar com bons meios de pagamento é fundamental para atender a demanda do seu público. Isso acontece, pois alguns clientes preferem realizar seus pagamentos por Pix, outros pelo cartão de crédito e alguns até por Boleto Parcelado. 

Por isso, é fundamental ampliar as formas de recebimento que sua empresa utiliza, oferecendo mais conforto, segurança e praticidade para o público. Assim, você proporciona uma melhor experiência de compra e consegue fidelizar seu cliente.

Como essas dicas podem ajudar a ter sucesso no e-commerce?

Ao colocar essas ideias em prática, você consegue poupar muito tempo e recursos que seriam gastos na tentativa e erro. Portanto, é necessário conhecer qual o caminho mais eficiente para alcançar ótimos resultados em sua empresa.

Desse modo, você consegue transformar um projeto pequeno em uma empresa robusta e capaz de ganhar escala. Também vale destacar a importância de utilizar ferramentas que possam trazer eficiência, praticidade e segurança durante suas operações no ambiente digital.

Viu como é possível trabalhar com e-commerce e alcançar um excelente desempenho nesse meio? Para ter mais tranquilidade na realização de suas atividades financeiras, vale a pena conferir as soluções de pagamento que a Koin desenvolveu exclusivamente para e-commerces.

Quer saber mais sobre elas? Então entre em contato conosco e confira quais recursos podem trazer segurança e confiabilidade para você e seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.