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Como vender online pelo Instagram

Como vender online pelo Instagram

O Instagram é uma rede social excelente para empreendedores online. A plataforma possui uma série de funcionalidades que promovem interação, engajamento e a possibilidade de fazer vendas no próprio aplicativo. Dito isso, é fundamental conhecer o “caminho das pedras” do Instagram, de modo que o seu negócio online seja cada vez mais próspero. Mas, como vender online pelo Instagram de fato?

Neste artigo, vamos apresentar dicas de como vender pela rede social. Seguindo as práticas citadas aqui, o seu negócio tem tudo para ser um sucesso na Internet, com clientes fiéis e um fluxo de receitas contínuo. Continue lendo até o final!

Como começar a vender no Instagram?

Como se sabe, o Instagram faz parte do Facebook, e ambas são plataformas integradas. Na prática, isso significa que o lojista vai precisar, primeiramente, criar e configurar uma conta no Facebook, para depois conectá-la ao Instagram.

Importante destacar que o Instagram permite ao lojista ter uma série de dados sobre o seu desempenho na rede social. Não só em relação às vendas, mas também métricas relacionadas, por exemplo, ao número de visitantes da página e quantidade de pessoas que interagiram com elas.

Por mais que esses indicadores não sejam financeiros, eles podem dar boas pistas do que precisa ser melhorado no perfil desse lojista no Instagram. Isso porque, via de regra, pessoas que interagem com frequência com as postagens da página podem apresentar maior propensão a se tornarem clientes no futuro. 

A seguir, apresentamos dicas para vender online no Instagram que ajudarão bastante o seu negócio online a decolar no Instagram!

Publicar fotos de qualidade

O Instagram é uma rede social que preza bastante pelo apelo visual. Mais do que fotos nítidas e de qualidade, também é importante, dependendo do negócio, adicionar alguns elementos de design, que podem ser obtidos com auxílio de aplicativos simples — como o Canva — ou mais complexos, como o Photoshop, por exemplo.

Também é fundamental que as fotos transmitam alguma mensagem, ideia ou conceito. Dessa forma, elas ficam vivas no imaginário das pessoas, a exemplo das marcas mais famosas do mercado. 

Nesse sentido, entender um pouco sobre a psicologia das cores pode ajudar bastante. Empresas do ramo alimentício, por exemplo, exploram o vermelho e o amarelo em suas peças publicitárias, incitando desejos nas pessoas. Já companhias de seguros e empreendimentos correlatos costumam usar o azul, pois esta cor transmite sensações ligadas à segurança e tranquilidade, por exemplo. 

Caprichar na descrição das postagens

Embaixo das fotos, é preciso fazer uma descrição do produto ou serviço. Esta não precisa, necessariamente, ser um texto longo, até porque a maioria das pessoas não tem tempo e nem disposição para isso. O mais importante é ser certeiro, ir direto ao ponto e impactar a audiência. Em geral, isso se consegue com o passar do tempo, por meio de tentativa e erro. 

Também é importante conhecer um pouco sobre o copywriting, nome dado a um texto que tem a finalidade de induzir o leitor a fazer uma ação específica. No caso do Instagram, essas ações podem ser:

  • curtir e comentar a postagem;
  • salvar e compartilhar;
  • visitar o perfil e/ou o site do negócio.

Além das palavras, hashtags também podem engajar bastante na descrição das postagens. Tudo isso parte da premissa de que o negócio precisa conhecer a fundo as pessoas que estão do outro lado, de modo que os textos gerem identificação e impacto, despertando no público o desejo de comprar e fidelizar com o negócio. 

Fazer parcerias

Páginas com um número razoável de seguidores costumam fazer parcerias com marcas. Em outras palavras, o dono do perfil passa a divulgar um produto específico, de modo que as partes combinam como vão dividir os lucros das vendas. 

Para ter boa visibilidade por parte de futuros parceiros, é fundamental que a página do Instagram seja atrativa. A começar pela bio (aquela descrição breve ao lado da foto do perfil no aplicativo), é preciso deixar claro não só o que o negócio vende, mas também o seu posicionamento. Este consiste em especificar o público-alvo do empreendimento, se são pessoas de mais ou menos poder aquisitivo, por exemplo. 

Criar anúncios

Os anúncios do Instagram podem ser criados e configurados para chegar às pessoas certas. Por exemplo, se o seu foco é vender itens esportivos, o tráfego será direcionado a atletas e pessoas que praticam algum esporte ou atividade física. 

Além disso, o Facebook possui uma plataforma completa de gerenciamento de anúncios. Assim, é possível saber se o dinheiro investido está dando o retorno esperado ou não, bem como uma ideia mais precisa do público que está sendo impactado pelo conteúdo patrocinado. 

Usar os stories

Muitos perfis do Instagram usam os stories para interagir e conhecer melhor a audiência. Apesar de terem duração de 24 horas, é possível salvar esses stories e criar um destaque, que fica visível na parte de cima do perfil, logo abaixo da bio. A caixa de perguntas é um excelente exemplo de interação, pois as pessoas apresentam dúvidas variadas, respondidas por quem comanda a página. 

Criar promoções e cupons

No Instagram, também é bastante comum usar promoções e descontos para estimular as pessoas a comprar. Uma configuração importante a ser feita é transformar a conta pessoal em comercial. Dessa forma, é possível, entre outras coisas, ter acesso ao Instagram Shopping, que permite aos clientes fazer compras dentro do próprio aplicativo. Outras recomendações úteis sobre cupons e promoções são:

  • usar hashtags relacionadas com a promoção;
  • fazer parcerias, algo muito comum no caso dos cupons de desconto;
  • usar o recurso “Impulsionar”, que transforma uma postagem específica do Instagram em um conteúdo patrocinado.

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