Como abrir um e-commerce: inicie seu negócio em 9 passos!
O crescimento do comércio online é constante. De acordo com relatório da Americas Market Intelligence, a projeção é de que o e-commerce no Brasil cresça 20% por ano até 2026. Isso significa que investir na abertura de uma loja virtual nesse momento é uma excelente oportunidade para se tornar um empreendedor de sucesso. Mas, como abrir um e-commerce do zero, de onde começar?
Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Para ajudar você, nós elaboramos um passo a passo sobre como abrir um e-commerce. Acompanhe o post e descubra quais são eles!
1. Faça um planejamento da loja virtual
O primeiro passo é planejar o seu comércio online. Ou seja, é a hora de pegar papel e caneta e definir os seguintes pontos:
- nicho de atuação;
- produtos a serem comercializados ou serviços a serem prestados;
- público-alvo;
- fornecedores;
- metas de lucro.
No entanto, todas essas definições devem ser baseadas em pesquisas. Então, estude o mercado primeiro, procure saber quais são as oportunidades, as perspectivas de crescimento do seu nicho, como é a aceitação do seu produto ou serviço pelo público, qual é a meta realista de lucro, entre outros dados.
2. Conheça seu cliente
O passo seguinte é conhecer a fundo o público que você pretende atingir. Procure compreender suas necessidades, expectativas, hábitos de consumo, entre outros fatores. Entender o que ele deseja e para quais problemas ele quer uma solução ajudará você a criar diferenciais que chamam a atenção do consumidor para o seu e-commerce, fazendo você se destacar em relação à concorrência.
Isso porque permitirá que você adapte a oferta de produtos com base nas necessidades e expectativas dos seus clientes. Além disso, possibilita que você crie campanhas de marketing direcionadas, aumentando a eficácia dessas ações e reduzindo os custos com campanhas que não teriam efeito algum sobre determinado público.
3. Escolha a plataforma
Atualmente, há diversas plataformas para você abrir o seu e-commerce. Algumas gratuitas, outras pagas e cada uma com especificidades próprias. Para escolher a que melhor atende à sua loja virtual, leve em consideração os seguintes pontos:
- facilidade de uso — verifique se é fácil de usar a plataforma e se ela oferece suporte para as configurações e gerenciamento;
- personalização — confira se permite a personalização de design e layout para adaptar sua marca;
- recursos de integração — veja se é possível integrá-la a outras ferramentas que você já utiliza ou pretende usar;
- segurança — certifique-se de que há segurança tanto de dados quanto de realização dos pagamentos;
- escalabilidade — examine se a plataforma comportará o crescimento do seu negócio.
4. Estruture sua loja
Em seguida, estruture seu e-commerce. Ou seja, é o momento de criar sua marca. Então, pense em fatores como:
- nome do seu negócio;
- logo da sua marca;
- tema do site.
Se você não quer contratar um profissional para fazer isso, você mesmo pode criar uma bela logo para o seu e-commerce. Hoje em dia há diversos softwares e programas que permitem que qualquer pessoa, de forma intuitiva e muito fácil, crie a identidade visual de um negócio.
5. Defina quais serão os canais de atendimento
Os canais de atendimento são os meios pelos quais seus clientes poderão entrar em contato com você para tirar dúvidas, fazer reclamações ou mesmo para obter auxílio durante uma compra.
Para defini-los é preciso consultar sua pesquisa sobre o seu público-alvo e observar quais são os que eles mais usam, como e-mail, chat no site, aplicativos de mensagens, redes sociais, telefone, entre outros.
6. Invista no marketing digital
Apostar no marketing digital é a maneira mais eficaz de atrair clientes. Isso porque ele é quem permite que sua loja virtual seja encontrada na internet. Além disso, aumenta a visibilidade do seu negócio, aumenta o tráfego, eleva as conversões e, consequentemente, aumenta também as vendas e a lucratividade.
As técnicas utilizadas no marketing digital permitem segmentar o público-alvo e personalizar as mensagens e campanhas de acordo com as necessidades de cada potencial cliente. As mídias sociais, por exemplo, são uma excelente forma de se comunicar com os clientes e de expor seus produtos ou serviços de maneira eficaz.
7. Pense na logística
A logística impacta diretamente no sucesso de um e-commerce. Afinal, ela é a responsável por garantir que os produtos e serviços sejam entregues corretamente (e pontualmente) aos clientes. Caso ela seja ineficiente, haverá atrasos ou erros de entrega, levando à insatisfação dos clientes e perda de negócios.
Outro ponto importante, quando se trata de venda de produtos, é que a logística eficiente faz com que as mercadorias sejam armazenadas e transportadas com segurança e economia, pois evita avarias nos produtos. Também, por meio do rastreamento e monitoramento, é possível que os problemas sejam detectados e resolvidos rapidamente.
8. Disponibilize mais de uma opção de pagamento
Sem dúvidas, as condições de pagamento são um fator decisivo no momento da compra porque permite que o consumidor escolha a forma que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. Isso inclui cartões de crédito, Pix, Pix Parcelado, débito, transferência bancária, boleto bancário, carteiras digitais, entre outros meios.
Tenha em mente que alguns clientes podem não ter ou não querer utilizar certas formas de pagamento. Além disso, oferecer opções mais tradicionais, como o boleto ou transferência, atrai consumidores que não se sentem à vontade ou não estão familiarizados com alternativas mais modernas.
Outro ponto é que oferecer opções alternativas de pagamento permite garantir que as informações bancárias do seu público estejam seguras e protegidas, aumentando a confiança e a credibilidade do seu e-commerce.
9. Acompanhe os resultados
Depois de colocar sua loja virtual em funcionamento é fundamental acompanhar os resultados. Um dos grandes benefícios de contar com uma plataforma completa e com o marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados, pois você terá acesso a todos os dados do seu negócio.
Assim, você conseguirá entender se os resultados são os desejados ou se é preciso readequar as estratégias. Então, verifique informações sobre a lucratividade, taxa de visitantes, de conversão, tempo de visita, abandono de carrinho, entre outros fatores.
Agora que você já sabe como abrir um e-commerce, não deixe de seguir o passo a passo deste post. Desse modo, você conseguirá empreender com sucesso, impulsionar os resultados e alçar voos cada vez mais altos.
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